top of page

ARRAIAL VEGANO: COMO FAZER CANJICA E BOLO SEMNADA DE ORIGEM ANIMAL


Pinhão, pipoca, paçoca, pé-de-moleque, quentão e vinho quente. Tudo isso já “sai de fábrica” como vegano. São comidas típicas das festas brasileiras de junho e julho que não levam ingredientes de origem animal na receita. Em geral, só precisa perguntar se no preparo não foi manteiga (no caso da pipoca!)


Ser vegano nessas festas costuma ser tranquilo. Mas alguns pratos típicos pedem adaptações. São substituições simples. Em bolos, por exemplo.


Como é possível fazer bolos sem ovo? É fácil! O truque está no bicarbonato com limão. Quimicamente, faz o mesmo que o ovo na estrutura do bolo. Deixa a massa fofinha e aerada. Dica da chef Aloma, do @veganismoancestral. Se a receita pedir leite é só usar a versão vegetal. O de coco tem em todo lugar do Brasil. E o de aveia, mais gourmet, é preferível quando não vem adoçado. Isso pode alterar o sabor do bolo. Para quem gosta de usar manteiga, hoje não tem mais desculpas. Tem manteiga a base de amêndoa e outros vegetais. Algumas marcas são tão boas que se a pessoa não vir a embalagem, nem sabe que está comendo manteiga vegana. Tem disponível em grandes redes e em lojas atualizadas.


Olha o milho! - Pamonha, curau, os clássico de milho... seguem as mesmas substituições. E claro, a tradicional canjica que no Sul e Sudeste do país é feita com milho branco. Ai, de novo, é só colocar leite de coco (ou de qualquer outro vegetal) no lugar do leite do bezerro (que a vaca produziu!). Além de ser inclusivo para veganos e pessoas com intolerância à lactose, os pratos, em geral, ficam mais leves, e super saborosos. O desafio está lançado!


Para quem se interessar em receitas sem exploração animal, a indicação de hoje é seguir a chef Aloma do @veganismoancestral. No perfil, ela apresenta receitas e produtos que mostram como adaptar o cardápio para pratos cheio de ética.


Por Sabrina Pires.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page