top of page

Especiarias esquentam e promovem saúde: conheça benefícios das 6 mais presentes na cozinha

ree

Você certamente já tomou um chazinho para dormir melhor, para ajudar com os sintomas de uma gripe ou só mesmo para esquentar. Conhecimento ancestral que a Medicina também sabe bem. As plantas trazem propriedades terapêuticas, e ativam - sozinhas ou em conjunto - saúde, bem-estar e prazer. Desde o cheiro até a absorção de cada enzima.

No frio, uma boa pedida é sim o chá. Vale o da vovó a versões mais trabalhadas como o tchai, uma miscelânea de especiarias que fazem suar. Mas quais são os aliados naturais nos períodos de baixas temperaturas?

Na lista, não podem faltar, anote aí, cravo, canela, pimenta, cebola, alho e gengibre. Usados em bebidas ou em preparos culinários, esses ingredientes impactam no sabor e no aroma, e ainda ativam o sistema imunológico, com propriedades antiinflamatórias e antixoxidantes.

O gengibre é um deles. Esquenta sem precisar de fogo. Tanto o branco quanto o bege, ele é fonte de minerais como magnésio e potássio. Diferentemente de doces e alimentos gordurosos, tem baixa caloria. E de quebra, ajuda na digestão. Pesquisa divulgada no European Journal of Gastroenterology & Hepatology mostrou que pessoas que consumiram 1 g de gengibre em pó antes das refeições digeriram os alimentos até 50% mais rápido. Há dezenas de estudos que comprovam outros benefícios como maior absorção de nutrientes, e proteção do estômago contra úlceras. É uma raiz versátil: pode ser consumida fresca, em pó, cristalizada ou em conserva (como a versão da culinária japonesa).


Já o alho possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, ou seja, ajuda a proteger o organismo contra infecções. No frio, época de gripe mais frequente, um bom aliado. Estudos com o alho indicam que ele pode também desempenhar um papel na prevenção de alguns tipos de câncer, como o gastrointestinal. Isso também vale para a cebola. Alguns compostos sulfurados presentes na cebola têm sido associados à prevenção de tumores de estômago e colorretal. A cebola também é rica em fibras, o que facilita para quem sofre de prisão de ventre.


A pimenta-do-reino traz consigo um potencial termogênico que estimula o corpo a produzir calor, e em consequência, auxilia na queima de calorias e no controle do peso. Não é apenas uma questão estética. Ajuda no frio, na líbido e também na saúde. A pimenta tem capsaicina, enzima com efeitos vasodilatadores, e na prática, isso melhora a circulação sanguínea, e impacta no controle da pressão arterial.


Existem pimentas diversas: pimenta-do-reino, pimenta-de-cheiro, pimenta caiena, pimenta dedo-de-moça… muitas e com diferentes graus de picância. Mas vale uma dose de moderação para não irritar estômago, nem trato urinário.


A canela, por sua vez, pode ajudar a aliviar dores musculares, combater infecções respiratórias, diminuir o apetite e melhorar a circulação sanguínea. Ela contribui com a redução do colesterol LDL (colesterol ruim) e aumento do colesterol HDL (colesterol bom). A versão em cápsulas - atenção, veganos e vegetarianos para cápsulas vegetais - é uma alternativa para quem busca uma forma concentrada de suplementação. (Procure um nutricionista, hein!)


E o cravo tem propriedades especiais que ajudam a fortalecer os dentes, proteger as gengivas e combater o mau hálito. Nem precisa muita elaboração para comprovar. Basta mastigar um para sentir alívio de dores e de odores na hora.


A verdade é que a horta e o armazém podem ser verdadeiras farmácias para o corpo, e um banquete, para o paladar. E nesse frio, um belo de um carinho para o corpo.


Por Sabrina Pires

Jornalista e Ativista Vegana

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page